Publicado em

Como aplicar adesivos corretamente.

Após limpar a superfície, posicione o adesivo da forma a ser aplicado na superfície desejada. Usando pedaços pequenos de fita, fixe o adesivo. Este processo é importante para que o adesivo não seja colado fora da posição.

Aplique uma única tira horizontal de fita de 9 cm no topo do adesivo (faixa amarela na ilustração). A fita deverá ser aplicada no adesivo e na superfície. Metade da fita no adesivo e a outra na superfície (como demonstrado). Esta tira será usada como uma dobradiça que assegurará que o adesivo não se deslocará durante o processo de aplicação.

Vire o adesivo de forma que as costas do liner (papel encerado) fique virada para você, retire o liner cuidadosamente. Dobre e puxe o liner de forma que o vinil adesivo fique na mascara. Guarde este pedaço de liner para utilizá-lo no processo de aplicação.

Precauções

Não deixe a cola do adesivo entrar em contato com a superfície a ser adesivada ou qualquer outro material. A parte com cola do adesivo aderirá firmemente à superfície e se houver este contato e a colocação não estiver correta, a remoção do adesivo será muito difícil ou impossível sem causar dano ao vinil adesivo.

Para facilitar a colocação, borrife na superfície a ser adesivada a mistura de sabão e água. Esta camada de água reduz a cola do vinil, deixando-o com pouca cola e possibilitando o contato do adesivo com a superfície sem que cole definitivamente (isso possibilita um ajuste fino do posicionamento antes da colagem final).

Ainda segurando o adesivo afastado da superfície, use o rodo (espátula) e a partir do topo, comece a espatular suavemente o adesivo fazendo com que o vinil adesivo fique em sua posição correta.

Não deixe o adesivo inteiro entrar em contato com a superfície de uma única vez. Se formar bolhas ou pregas, erga e repita o passo 5 (somente é permitido isso se você borrifar a água na superfície e ou adesivo).

O adesivo estando na posição correta e sem imperfeições, você pode começar a espatular o adesivo, forçando a água a sair de baixo do vinil adesivo. A partir do centro para as bordas, use golpes firmes com o rodo (espátula) forçando a água a sair de baixo do vinil recortado (letras ou desenho conforme o adesivo).

OBS.: No final do passo 6, a água já não está entre a superfície e o vinil adesivo. Agora deixe evaporar o restante da umidade (pode-se acelerar o processo com equipamentos apropriados ou simplesmente com a superfície exposta ao sol ou até mesmo o uso de um secador de cabelo)

Remova a máscara de transferência revelando o produto final. Para remover a máscara sem dificuldade, borrife água na mascara (mistura c/ sabão) e espere um minuto ou dois para que o papel de transferência (mascara) fique encharcado. Suavemente remova a máscara. Tenha cuidado para não levantar a máscara com o vinil recortado, ocorrendo isso, retorne a mascara e pressione novamente a parte que não aderiu a superfície. Siga retirando a mascara.

Para retirar qualquer bolha de água, use o pedaço de liner para cobrir o vinil adesivo com a parte brilhosa para você e passe a espátula em cima da parte brilhosa do liner. Aplique pressão em todo o vinil recortado retirando qualquer água restante ou as bolhas de ar restante. Caso reste alguma bolha, com uma agulha fure a bolha e com o dedo faça com que o ar se desloque para o furo.

Conclusão

Aplicar adesivos recortados eletronicamente é um processo simples se o passo a passo for seguido. Embora leve muito pouco tempo para seguir todos os passos, é necessário ter paciência e não apressar o processo inadequadamente. Com concentração e paciência você pode instalar adesivos vinílicos de qualidade facilmente.